Santamatilde.com.br

|OO|======|OO|\

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Atualmente possuímos 531 carros cadastrados. 56.67 %
E-mail Imprimir PDF

SM 4.1 Salão do Automovel 1978

Última atualização em Qua, 06 de Novembro de 2019 18:23
 

Esquema elétrico SM

E-mail Imprimir PDF

Esquema elétrico SM

Confira aqui.

Última atualização em Ter, 05 de Novembro de 2019 15:05
 

Seu SM aquece??

E-mail Imprimir PDF

Artigo escrito por Adriano Augusto Perrotte.

 Seu Santa Matilde está com problemas de sobreaquecimento? Seu instrumento de temperatura marca muito mais do que 90 graus? Aqui vai uma lista de itens para você verificar e não precisar apelar para ventoinhas elétricas ou auxiliares, pelo menos num primeiro momento.

 - Verifique sua termostática: A Santa Matilde utilizava em todos os motores, álcool ou gasolina, seis ou quatro cilindros a termostática do Opala QUATRO CILINDROS GASOLINA. Se você não sabe qual está instalada em seu carro, substitua-a por uma nova, na especificação acima, de marca BOA. AC Delco/GM original são as mais recomendadas.

 

 termostatica

Última atualização em Qua, 10 de Julho de 2019 23:35 Leia mais...
 

História do SM

E-mail Imprimir PDF
Historia do Santa Matilde 4100

 

Nos próximos parágrafos sintetizei todos os dados que consegui durante estes anos, através de relatos e pesquisas sobre a história do automóvel SM. Infelizmente muitos fatos se perderam no tempo e outros jamais poderão ser confirmados. 

Espero que gostem do resultado do trabalho.

Zé Carvalho.

Última atualização em Qua, 10 de Julho de 2019 23:34 Leia mais...
 
E-mail Imprimir PDF

Sm + injeção eletronica? Isso Funciona?

Por Tuba

Quem possui carro antigo sabe o quanto é ruim ligar o carro após algumas semanas parado. O ritual é longo...Pode preparar uma garrafinha com gasolina para jogar no carburador e uma boa bateria. Se o carro for alcool, pior ainda....

Toda vez que ia ligar meu carro era a mesma historia, gasolina, bateria, bla bla.. até o carro "pegar".

Estava em um desmanche procurando por peças de opala, quando me deparei com um motor que parecia ser de silverado, aparentemente encostado por pouquíssimo tempo, com cabecote completo e injecao perfeita, apenas sem central.

Negociei o preco, mesmo sem saber se serviria e entao resolvi levar mais uma peça para o meu brinquedo; um cabecote completo com injecao eletronica.

Passei alguns dias procurando informacoes se o cabecote silverado/omega servia no nosso 4100, nada sobre, comecei analisar as entradas/saidas, conversei com alguns mecanicos e com meu pai (meu "preparador instantaneo"), conclusão: SERVE...

Parte mecanica ok.. e a "eletronica"?

Bom...FUELTECH RACE 1Fi...
Os problemas comecaram novamente.... a fueltech necessita de um distribuidor com HALL, revirei a internet e achei na ancona, proximo de R$ 900,00... (Salgado)
Procurei mais um pouco e achei em um forum, um senhor da Zona Leste de SP que diz montar o tal distruibuidor por R$ 300,00 mangos...(este mesmo)

FOTO:
Distribuidor com sistema HALL adaptado, sensor HALL do gol Mi.

Leia mais...