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Sm + injeção eletronica? Isso Funciona?

Por Tuba

Quem possui carro antigo sabe o quanto é ruim ligar o carro após algumas semanas parado. O ritual é longo...Pode preparar uma garrafinha com gasolina para jogar no carburador e uma boa bateria. Se o carro for alcool, pior ainda....

Toda vez que ia ligar meu carro era a mesma historia, gasolina, bateria, bla bla.. até o carro "pegar".

Estava em um desmanche procurando por peças de opala, quando me deparei com um motor que parecia ser de silverado, aparentemente encostado por pouquíssimo tempo, com cabecote completo e injecao perfeita, apenas sem central.

Negociei o preco, mesmo sem saber se serviria e entao resolvi levar mais uma peça para o meu brinquedo; um cabecote completo com injecao eletronica.

Passei alguns dias procurando informacoes se o cabecote silverado/omega servia no nosso 4100, nada sobre, comecei analisar as entradas/saidas, conversei com alguns mecanicos e com meu pai (meu "preparador instantaneo"), conclusão: SERVE...

Parte mecanica ok.. e a "eletronica"?

Bom...FUELTECH RACE 1Fi...
Os problemas comecaram novamente.... a fueltech necessita de um distribuidor com HALL, revirei a internet e achei na ancona, proximo de R$ 900,00... (Salgado)
Procurei mais um pouco e achei em um forum, um senhor da Zona Leste de SP que diz montar o tal distruibuidor por R$ 300,00 mangos...(este mesmo)

FOTO:
Distribuidor com sistema HALL adaptado, sensor HALL do gol Mi.

Com o Cabecote, Fueltech e Distribuidor em mãos, só falta a disposição para comecar a brincadeira...

 

Utilizei o coletor de escape original da sm, o mesmo do opala 4100, fundido de ferro.Pequenas observacoes:
1-Dutos de passagem de agua do cabecote silverado/omega sao maiores, vide imagem:

 


 

 

2-Utilizei as varetas do Silverado/Omega sao mais largas.

3- O formado dos dutos de admissao/escapamento sao diferentes, os dutos de admissao do opala sao compartilhados de 2 em 2 cilindros 1-2 3-4 5-6 do omega/silverado sao independentes (melhor).

4- O suporte do alternador falta um furo de fixacao.

5- Os parafusos do motor silverado/omega sao diferentes do motor do opala, como o bloco é de opala, mantive os de opala.

 


 

 

SM + Injeção passo a passo

STEP 1: Desmontar
Marcar o ponto do distribuidor, remover o cabecote original, remover qualquer vestigio da junta antiga...

Remover: radiador, bobina, bateria, bomba da direcao, bomba do ar, reservatorios, motor de arranque, enfim tudo que possa atrapalhar.

Lembre-se sequencia de explosao 1-5-3-6-2-4

STEP2: Remontar tudo...
Com o cabecote do omega em maos

Posicione e instale o mesmo no Bloco. Aperto maximo nos parafusos 12,500 a 13,800kgm (90 a 100bl-pé) Procure apertar em X (cruzando os parafusos).

Reinstalar o distribuidor com Hall na mesma posicao que o antigo estava e todo o resto retirado.

ai teremos algo assim....

Teoricamente pronto... digamos a parte mecanica, falta agora a "eletronica" referente a injecao.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Step3: Injeção Eletronica

Fixar a admissao, bicos bobina MI, Bomba de combustivel.
Detalhe da foto, bomba torpedinho (monza) nao é a ideal para o carro, mas quebra o galho, a ideal seria uma bomba de GTI.

Com o manual da fueltech race 1fi na mao, separar no chicote as saidas para cada item.

Vide Manual Fueltech:

Utilizei sensores de temperatura da injecao do fiat conforme descrito no manual,(Fiat Nº 026.906.161.12, MTE-4053 ou IG802) e bobina de 3 dios do AP.

Tudo configurado certinho, olhem o resultado...
Até que ficou bonitinho!

 

Video da primeira vez que o motor foi ligado.

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