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Seu SM aquece??

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Artigo escrito por Adriano Augusto Perrotte.

 Seu Santa Matilde está com problemas de sobreaquecimento? Seu instrumento de temperatura marca muito mais do que 90 graus? Aqui vai uma lista de itens para você verificar e não precisar apelar para ventoinhas elétricas ou auxiliares, pelo menos num primeiro momento.

 - Verifique sua termostática: A Santa Matilde utilizava em todos os motores, álcool ou gasolina, seis ou quatro cilindros a termostática do Opala QUATRO CILINDROS GASOLINA. Se você não sabe qual está instalada em seu carro, substitua-a por uma nova, na especificação acima, de marca BOA. AC Delco/GM original são as mais recomendadas.

 

 termostatica

 

 

termostatica 2

- Utilize fluido de radiador. Siga os passos seguintes somente se você tem a certeza de que seus selos de motor estão bons ou novos. Faça o “flush” do seu radiador e bloco de motor utilizando produtos adequados para tal procedimento. Após o “flush” do sistema, complete-o com uma mistura de 50% de fluido para radiador e 50% de ÁGUA DESTILADA. Mesmo com fluido seu carro esquenta? “Varete” seu radiador em casa especializada.

 

- Verifique se seu carro está com o defletor original instalado. Este defletor, por experiência própria, significa em torno de 3 a 8 graus °C de diferença no instrumento. Você não tem o defletor? Ele é difícil de ser encontrado, portanto se você não tiver o melhor seria entrar em contato com o João Flávio (19) 99668-1950. Ele fabrica sob encomenda, em fibra de vidro, o defletor, que foi copiado inclusive do meu carro.

 

- Sua ventoinha está correta? Existem dois tipos de ventoinhas, que são as de ferro/plástico do Opala SEIS cilindros e as de plástico do Opala QUATRO cilindros. As de plástico do Opala seis cilindros possuem seis pás. As de ferro, cinco. As de ferro do 250S são seis pás do tipo “pá holandesa” (cada uma das pás possui um defletor próprio). Qualquer uma das citadas são as ventoinhas originais da Santa Matilde. Se a sua ventoinha não está citada acima, pode ter certeza que está utilizando uma ventoinha errada, com grande probabilidade de ser a do Opala quatro cilindros, que é uma plástica com cinco pás. Outra maneira de reconhecer qual ventoinha está sendo utilizada no seu carro é pela distância do defletor às pás da ventoinha: A original fica a meio/um dedo de distância do defletor. A ventoinha do quatro cilindros fica a três, quatro dedos do defletor.

  - Você só tem problema quando liga o ar-condicionado? Esse problema é relativamente comum, e tive amigos que só passavam de 90 graus nas SM quando o ar-condicionado estava ligado. Se nada do citado acima funcionou e seu carro sobreaquece quando liga o ar-condicionado, a melhor providência seria instalar uma ventoinha auxiliar, que se aciona automaticamente quando você liga o ar-condicionado, instalada entre a grade dianteira e o radiador do carro. Verifique com seu eletricista se seu alternador permite a instalação de tal aparato. Essa nova ventoinha irá funcionar em conjunto com a ventoinha original do carro, e se bem executado, irá resolver seu problema de aquecimento com ar-condicionado ligado. Em breve pretendo adicionar fotos de um SM com esta instalação, com especificação da ventoinha que foi utilizada.

- Se você chegou até aqui, é por que nada deu certo e seu carro continua aquecendo. Primeiro passo neste caso é verificar seu instrumento. Ele está aferido? Ele transmite a realidade? Meça a temperatura da mangueira de entrada de água no bloco do seu carro com um termômetro laser infravermelho e compare com o que o seu instrumento marca. As temperaturas deverão ser próximas. Se por acaso nessa medição a temperatura ficou perto dos 90 graus e seu marcador marca acima disso, aí está seu problema. Mande aferir seu instrumento.

- Se seu instrumento está relatando a realidade e ainda assim seu carro sobreaquece, é por que realmente sua cidade está próxima da fronteira com a fogueira eterna do inferno e teremos de ser drásticos. Instale um par de ventoinhas elétricas, onde uma estará sempre ligada e outra ligará por um de dois métodos à sua escolha: Ou você a liga através de uma chave no painel ou você a deixa ligar automaticamente ao atingir 95°C. Para acionar automaticamente, você precisará de uma cebolinha do Opala 1988 pra frente, a ser instalada por profissional especializado em radiadores no radiador da Santa Matilde. Recomendo que a ligação elétrica seja feita por um eletricista competente, sempre o consultando para confirmar que seu alternador aguenta essa nova “carga” elétrica. Sem esquecer que para instalar tais ventoinhas, será necessário substituir a bomba d’água pela do Opala 1988 pra frente, que possui um “pescoço” mais curto para não atrapalhar a ventoinha elétrica. Neste caso, não desconsidere estes passos anteriores: Utilize fluido de radiador e a termostática do Opala quatro cilindros a gasolina.

Artigo escrito por Adriano Augusto Perrotte.

Última atualização em Qua, 10 de Julho de 2019 23:35